- Bruno PH
- Posts
- Fake news, cancelamento e tragédia.
Fake news, cancelamento e tragédia.
A busca pelos likes custaram mais uma vida
⚠️ Opa, vc quer transformar suas metas de 2024 em realidade? Fique de olho nessa comunidade na semana que vem! Vou ensinar minhas técnicas para desenhar seus objetivos com clareza e precisão. O próximo ano SERÁ o mais incrível da sua vida. 💯
Bom dia!
Espero que estejam bem, curtindo com a família e aproveitando o Natal!
Mesmo sendo um período de festa, o tema da mensagem de hoje é sério, e eu não poderia deixar de falar disso aqui na comunidade, com pessoas que querem aproveitar o lado positivo do digital, crescer com ele e, é claro, se desenvolver em todos os aspectos.
Esta semana, a internet foi abalada pelo caso da Jéssica, uma jovem de 22 anos, que cometeu suicídio após ser vítima de uma notícia falsa disseminada por várias páginas de fofoca, incluindo a 'Choquei'. A fake news alegava um envolvimento amoroso entre ela e Whindersson Nunes, algo que ambos negaram.
As fake news podem incitar o medo, influenciar opiniões e até mesmo manipular decisões políticas e sociais. Neste caso, a desinformação causou um dano irreparável, acendendo um alerta para todos nós sobre seu poder destrutivo. Por isso, precisamos lutar ativamente contra elas.
Isso tudo me fez pensar em outro tema preocupante nas redes sociais: o "cancelamento" ou "linchamento digital". Este comportamento, muitas vezes baseado em informações distorcidas, leva a ataques massivos contra pessoas, causando danos psicológicos sérios.
Grandes influenciadores que são alvos constantes desse movimento já relataram o impacto psicológico diversas vezes. Tenho contato com muitos que preferem não falar sobre, na tentativa de evitar ainda mais ataques. Esses linchamentos também são comuns dentro de escolas, trabalho e etc.
Jogadores profissionais de esports sofrem cada vez mais com isso, seja por alguma declaração feita ou por desempenho ruim em competições. Muitas vezes, estamos falando de jovens, sem o preparo psicológico necessário para lidar com situações em que uma multidão se volta contra eles da noite para o dia. Existe um ser humano do outro lado da tela, e os comentários nas redes sociais têm um peso diferente para cada pessoa.
É preciso ter mais empatia. Mais responsabilidade. Podemos fazer nossa parte:
Pense no impacto das suas palavras antes de postar ou comentar.
Não compartilhe conteúdo sem confirmar sua fonte e autenticidade.
Evite interagir com pessoas que buscam conflito. Eles não vão mudar e você estará dando visibilidade para o comportamento tóxico, entregando o que eles muitas vezes querem: engajamento.
Compartilhe ativamente conteúdo construtivo e positivo.
Bloqueie ou denuncie usuários abusivos usando as ferramentas das plataformas.
Participe de discussões online de maneira positiva e sensata.
Precisamos reavaliar nosso comportamento todos os dias. Às vezes, fazemos o mal sem querer e, sem perceber, já aconteceu comigo.
Pessoas ao nosso redor podem estar sofrendo; precisamos ser mais atentos e tentar perceber os sinais. Sei que muitos aqui são ou almejam ser criadores de conteúdo. Portanto, embora seja impossível controlar a internet completamente, podemos sempre pensar em atitudes para torná-la menos tóxica.
⚙️ Estou Trabalhando Nisso…
Na LOUD, empresa na qual atuo como CEO, reduzimos grande parte das operações durante o Natal, mas isso não significa que o trabalho tenha parado. Ainda estou fechando detalhes das janelas de transferência de algumas modalidades em que participamos, aprovando os orçamentos e os planos estratégicos para 2024, além de algumas outras surpresas... Temos um patrocinador novo chegando em janeiro, o que é sempre uma ótima notícia! 🙌
Além disso, temos um plano ambicioso para o próximo ano. Eu e meus sócios somos apaixonados por tecnologia e sabemos que ainda não exploramos nem 1% do potencial que acreditamos poder agregar à comunidade por meio de ferramentas e serviços. O final do ano está sendo cheio de conversas sobre nossos próximos passos. 👿
Por fim, neste meu projeto pessoal, tenho o propósito de continuar ensinando, por meio da minha experiência, jovens curiosos a se desenvolverem e a conquistarem a vida que sempre desejaram. Começarei com vídeos semanais no início de janeiro, e também teremos um grupo fechado, com conteúdos exclusivos, em breve. Se quiser ser um dos primeiros a entrar nesse grupo, clique aqui.
*Um detalhe interessante é que eu decidi contratar apenas profissionais que façam parte da nossa comunidade para trabalhar diretamente comigo nesse projeto. Mais de 100 editores de vídeo já se candidataram via nosso Discord e Email. Irei trazer cada vez mais oportunidade para vocês.
🤩 PH Recomenda:
"Trabalho". Assisti a essa série da Netflix, produzida por Barack Obama e baseada em um livro. Ela mostra a relação das pessoas com seus trabalhos, desde as profissões que pagam pouco até as carreiras de grandes CEOs e políticos. Gostei muito de ver os insights sobre alegria no trabalho, desigualdade entre profissões, aspirações das pessoas e desafios de outras carreiras. Independentemente de quais sejam suas metas, vale a pena assistir. 📈
Amigo Secreto da LOUD 2023. Esse vídeo do YouTube da LOUD está sensacional e traz aquela nostalgia de já ser o quinto desde a fundação da empresa. Assisti no final de semana e ele me trouxe várias memórias e risadas. 😍
"Uma Viagem até ao Infinito". Também assisti na Netflix. Traz muitos insights legais enquanto matemáticos e físicos explicam (ou tentam) o que é o infinito. Percebemos como somos insignificantes no universo e como algumas dúvidas fundamentais simplesmente nunca terão respostas concretas. É intrigante demais, especialmente se você curte matemática ou física. 🤯
Comecei a ler alguns livros neste fim de ano também, com foco em desenvolvimento pessoal, mas ainda não avancei muito neles para poder recomendar. Mais para frente, trago aqui.
Abraços e Feliz Natal!
O que você está achando do conteúdo?Vote para poder adicionar comentários de feedback. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |