- Bruno PH
- Posts
- Vida Estagnada? Como Sair do Modo "Automático"
Vida Estagnada? Como Sair do Modo "Automático"
Uma simples atitude pode mudar tudo
E ae! Beleza?
Esse é um relato da minha vida que pode ajudar muito quem sente que está com a vida estagnada ou sem direção.
A cada ano que passa, eu percebo a importância de uma característica que eu tenho e me impulsiona cada vez mais em direção aos meus objetivos.
Lembre-se, eu não sou tão diferente de você. Fui um adolescente que cresceu passando muito tempo na internet, enquanto morava em uma cidade do interior com 60 mil habitantes. Não conhecia pessoas ricas ou famosas. Nenhum dos meus amigos trabalhava com internet, na verdade, muitos riam de mim quando comecei. 🤣
Hoje, vou revelar algo que me ajudou muito e trazer exemplos de como você pode seguir o mesmo caminho.
Em 2016, meu canal tinha menos de um milhão de inscritos. Naquela época, era extremamente raro encontrar marcas interessadas em patrocinar youtubers, especialmente canais de games. A principal fonte de receita para a maioria de nós eram os anúncios nos vídeos.
Mas, às vezes, empresas estrangeiras nos procuravam através dos e-mails de contato dos nossos canais, oferecendo pagamento (em dólares 🤑) para divulgar seus jogos.
Com o crescimento do meu canal, comecei a receber propostas mais frequentes, o que me permitiu investir em equipamentos, viagens para eventos, etc.
Foi então que decidi tomar atitude e aplicar algo que sempre funcionou na minha vida: ser proativo em vez de reativo.
É insano como isso sempre me ajudou. Fazendo uma rápida viagem no tempo:
Aos 13 anos, eu participava de comunidades de programação e tentava muito me enturmar. A maioria do pessoal me ignorava e, devido à minha idade, alguns até zombavam de mim. No entanto, um dos membros me ajudou e me deu as primeiras dicas. Com a ajuda dele, criei um blog, e conquistei meu primeiro pagamento online. 💵
Um pouco mais tarde, aos 16 anos, iniciei uma página no Instagram dedicada à alimentação saudável e fui atrás de dezenas de lojas em busca do meu primeiro patrocínio. Uma delas respondeu, fechou alguns patrocínios e, com o tempo, me contratou como coordenador de redes sociais da empresa inteira! 📝
Então, vendo como isso tinha funcionado antes, decidi buscar proativamente parceiros para meu canal do YouTube, usando essa estratégia:
Peguei a lista de jogos mais baixados no Brasil.
Excluí os jogos casuais ou muito simples. Na minha cabeça, esses jogos teriam menos chance de investir.
Pesquisei vídeos dos jogos restantes no YouTube para verificar se outros influenciadores já haviam feito campanhas com eles.
Acessei o site de cada uma das empresas responsáveis pelos jogos e procurei por um e-mail de contato. Hoje em dia, teria buscado os diretores de marketing das empresas no LinkedIn, mas naquela época, eu ainda não conhecia essa rede social.
Enviei um e-mail bem estruturado para cada um desses endereços, apresentando meu canal e oferecendo algumas ideias de parceria.
O email era mais ou menos assim:
Olá!
Meu nome é Bruno e este é meu canal: LINK
Tenho assistido muitos vídeos do seu jogo e achei incrível. Como vocês sabem, o Brasil é um mercado extremamente bom para jogos mobile.
Gostaria de perguntar se você está interessado em me ter como embaixador do seu jogo no país, para aumentar sua comunidade aqui.
Alguns objetivos de longo prazo são:
Conseguir novos jogadores.
Criar uma comunidade sólida com jogadores ativos interessados em conteúdo sobre o jogo.
Conectar o Brasil ao seu jogo através do maior influenciador mobile no Brasil.
Aguardo retorno sobre essa oportunidade.
Bruno
Você deve estar pensando que a história terminou com todas as empresas respondendo e fechando muitas parcerias, né? Então…
Recebi resposta apenas do jogo Vainglory, que repassou minha mensagem para o departamento de marketing, mas, infelizmente, não tive mais retorno. 🥹
Email Original
Seis meses depois, tive a oportunidade de ser convidado para a Gamescom, um evento na Alemanha, onde o Vainglory estava presente.
De novo, decidi ser proativo e me apresentei e mostrei o e-mail que havia enviado. Consegui um contato de uma funcionária da empresa, que me prometeu uma resposta após o evento.
Agora sim, o e-mail foi respondido, e a pessoa responsável pelo mercado brasileiro era o Jean Ortega, que me contratou para várias campanhas do jogo, todas elas conquistaram resultados excepcionais. 🤩
Email Original
Com o tempo, ficamos mais próximos e criamos a LOUD e algumas outras empresas, nas quais ele é meu sócio.
O meu objetivo com isso tudo é provar que muitas vezes, seguimos um caminho pré-determinado sem perceber. Nos dizem que nossos objetivos precisam ser entrar em uma boa faculdade e se formar, acreditando que ficaremos bem de vida depois.
Parece que entramos em um modo automático, mas o tempo continua avançando e não nos aproximamos de nosso objetivo tão rapidamente quanto poderíamos. 🕑️
Sim, estar em uma faculdade é algo que pode te colocar em um bom caminho. Mas você precisa pensar em maneiras de alavancar ainda mais essa oportunidade, como fazer networking com professores, procurar estágios, dar aulas particulares…
A realidade é que a maioria das pessoas espera que oportunidades caiam do céu. Elas não percebem que podem abrir suas próprias portas e às vezes insistir no que desejam, mesmo após alguns fracassos.
Se você se identificou, você pode mudar isso agora.
Aprenda uma habilidade e torne-se muito bom nela. (ex: edição de vídeos, design, redação ou tradução de textos, programação…)
Identifique pessoas ou empresas que possam precisar de seus serviços.
Entre em contato e ofereça seu serviço de maneira clara e concisa, demonstrando como você pode agregar valor.
No início, pode ser desafiador e você pode receber alguns 'nãos' ou ser ignorado, mas compreenda os motivos e use-os para evoluir. Não desista.
Estude vendas, melhorando como você oferece seu serviço e entendendo as necessidades do seu cliente.
Como vocês perceberam, hoje trouxe exemplos concretos de que a proatividade me permitiu dar passos gigantescos na carreira, então quem sabe essa postagem não serve de motivação para você fazer o mesmo? 🚀
Tamo junto!
O que você está achando do conteúdo?Vote para poder adicionar comentários de feedback. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |