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5 anos da LOUD. Esse foi o meu segredo.

A origem de tudo e meus aprendizados

Ontem, antes de dormir, meu celular explodiu de notificações, já tomei logo um susto porque achei que estava sendo cancelado, mas felizmente ainda não chegou minha hora kkkkk. 🙏 

Meia-noite, a LOUD completou seus 5 anos de vida e a comunidade já estava comemorando nas postagens. Assim como uso meus aprendizados para produzir grande parte do conteúdo por aqui, decidi tomar esse tema como inspiração pro conteúdo de hoje, separando em duas partes:

  1. Informações de bastidores jamais reveladas.

  2. Dicas para qualquer um que deseje trabalhar com conteúdo online.

Minha postagem de anúncio da LOUD

Eu tenho certeza absoluta de que sou viciado em trabalho. Eu consegui treinar algo no meu cérebro em que, ao ver meus projetos avançando e causando impacto positivo, eu me sinto extremamente realizado! Assim como eu ficava na escola quando competia em esportes e ganhava um título, ou como quando estava jogando videogame e conseguia uma vitória na ranqueada.

Dinheiro é algo importante, ele possibilita que a gente não se preocupe com coisas básicas como saúde e segurança, além de me permitir conhecer outras culturas e investir no meu aprendizado. Mas, está longe de ser a maneira principal como eu meço sucesso. Aliás, tenho certeza que quem acredita ser o principal, acaba tomando péssimas decisões ao longo da vida.

Durante a época que comecei no YouTube, eu me aventurei em muita coisa. Trabalhei de assistente de social media, fiz intercâmbio, comecei um time de Fortnite… Pera, você não sabia que eu já tive um time de Fortnite? 😂 

O canal da Frontline ainda está disponível no YouTube

Há 6 anos, comecei o projeto da Frontline (sim, que hoje é nome de remédio anti pulga) com o Flakes Power, o maior influenciador do game no Brasil. A ideia era ser um time focado na produção de conteúdo e participação em campeonatos. No início deu muito certo, nós dois tínhamos conhecimento em produção de conteúdo. O marketing era forte, mas não conseguimos rentabilizar o negócio e decidimos pausar o projeto.

Quando a ideia de começar a LOUD surgiu em uma conversa minha com o meu sócio Jean Ortega, para mim era uma grande oportunidade: mais um projeto, para um Bruno mais maduro e que me possibilitaria construir algo que não dependesse da minha imagem no futuro.

Matt e Jean, os cofundadores da LOUD

Eu já tinha muita experiência na internet pra entender que a carreira de um “youtuber”, de uma certa forma, tem prazo de validade. Será que eu iria continuar fazendo vídeo de jogos mobile aos 40 anos, calvo e com 2 filhos? Seria possível me adaptar às mudanças nos algoritmos e novas redes sociais? E se eu sofrer um acidente ou ficar doente e não puder produzir conteúdo, como fica minha família? Essas são algumas dores de todo influenciador.

Sim, viver a LOUD acelerou minha calvície, mas também me transformou como profissional.

Com a experiência, network, capital e outros benefícios que a essa jornada me trouxe até agora, eu me sinto bem mais completo para viver os próximos 20 anos de carreira e alcançar meus objetivos (que são bem loucos), afinal, mesmo que me tirem tudo, eu nunca vou perder esse conhecimento e a visão 360º que tenho do mercado digital.

Você que faz parte dessa comunidade também se beneficia com isso, porque agora vou trazer 3 verdades incontestáveis sobre produtores de conteúdo, após ser um ao longo dos últimos 15 anos.

1. Qualquer pessoa pode viver da produção de conteúdo online hoje, mas a maioria desiste cedo. ⏱️ 

Existe muito conhecimento disponível na internet, as ferramentas de produção (edição, design, gravação) se tornaram muito acessíveis e práticas. Infelizmente, a maior parte das pessoas que tentam entrar no mercado posta meia dúzia de vídeos sem nem pensar em uma estratégia e desistem falando que “não é pra mim”.

Se o Bruno de 13 anos, que fazia blogs de notícias, tivesse desistido por não ter conseguido muitos acessos ao site, você não estaria lendo esse texto.

2. Conseguir visualizações é só a ponta do iceberg. 🚶‍♂️ 

Quem quer verdadeiramente trabalhar na área tem como o primeiro desafio construir uma comunidade, alguns estouram mais cedo, outros demoram alguns anos, mas quando conseguem, esquecem do principal: é só o começo.

Você saber ser profissional ao trabalhar sua imagem, construir network, responder seus e-mails, ter um calendário e muitos outros detalhes (que muitas vezes são chatos) são os que fazem a diferença entre “produzir conteúdo” e “viver de conteúdo”.

Infelizmente, a maioria dos influenciadores não tem nenhuma experiência profissional anterior, então não percebem o tamanho do prejuízo aqui, e quando percebem, é tarde demais.

3. Conteúdo é a habilidade do futuro. 🔮 

É simples, usando conteúdo ao seu favor, você deixa de ser um usuário “passivo” da internet e vai pro lado da mesa que se beneficia de qualquer avanço tecnológico, você se torna uma mini-empresa de mídia, se torna autoridade em um nicho e controla uma comunidade.

Usar esse alcance para monetizar diretamente ou alavancar outros negócios é o próximo passo para ter uma carreira que nunca vai ter prazo de validade, enquanto o ser humano continuar passando uma média de 44% do tempo acordado (6:37h por dia) olhando para uma tela 🤯😆 

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Até a próxima,

Bruno PH.

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